Crime por procuração
Lisandro Nogueira
Hitchcock é fundamental para compreendermos a mudança radical na função do espetáculo em meados do século XX. Se o cinema americano preconizava, já no seu início, a ativação da consciência moral do indivíduo como motor de uma pedagogia pelas imagens, os filmes de Hitchcock trazem um dado novo: “o crime por procuração”.
É preciso representar a violência, acentuada com a eclosão da vida urbana, caótica e fascinante, com novas formas. As imagens procuram agora não só trazer a consolação e a virtude moral. Elas ensejam, como afirma Ismail Xavier, que tenhamos uma “válvula de escape”, que seja possível “descarregar”, “liberar fantasias” e ter o “prazer do crime”.
O espectador moderno encontra em Hitchcock o porto seguro para liberar suas fantasias “tortas” e “incorretas”. O prazer em ver o requinte do crime e o sofrimento do outro ganham legitimidade simbólica excepcional. O Cine UFG proporciona, com a mostra Hitchcock, a possibilidade do “crime por procuração”. São filmes de suspense com a sofisticação maiúscula empregada pelo mestre inglês.
(Lisandro Nogueira)
Lisandro Nogueira
Hitchcock é fundamental para compreendermos a mudança radical na função do espetáculo em meados do século XX. Se o cinema americano preconizava, já no seu início, a ativação da consciência moral do indivíduo como motor de uma pedagogia pelas imagens, os filmes de Hitchcock trazem um dado novo: “o crime por procuração”.
É preciso representar a violência, acentuada com a eclosão da vida urbana, caótica e fascinante, com novas formas. As imagens procuram agora não só trazer a consolação e a virtude moral. Elas ensejam, como afirma Ismail Xavier, que tenhamos uma “válvula de escape”, que seja possível “descarregar”, “liberar fantasias” e ter o “prazer do crime”.
O espectador moderno encontra em Hitchcock o porto seguro para liberar suas fantasias “tortas” e “incorretas”. O prazer em ver o requinte do crime e o sofrimento do outro ganham legitimidade simbólica excepcional. O Cine UFG proporciona, com a mostra Hitchcock, a possibilidade do “crime por procuração”. São filmes de suspense com a sofisticação maiúscula empregada pelo mestre inglês.
(Lisandro Nogueira)
Sessão das 12h
Data
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Filme
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31/05
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Um Corpo Que Cai (128’)
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01/06
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Festim Diabólico (80’)
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04/06
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Pacto Sinistro (101’)
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05/06
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Janela Indiscreta (112’)
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06/06
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Psicose (109’)
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11/06
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Os Pássaros (119’)
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12/06
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Disque M Para Matar (105’)
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13/06
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Topázio (143’)
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14/06
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Rebecca Uma Mulher Inesquecível (130’)
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15/06
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O Homem Que Sabia Demais (120’)
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18/06
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Marnie, Confissões de Uma Ladra (130’)
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19/06
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Ladrão de Casaca (106’)
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20/06
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Interlúdio (101’)
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21/06
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Frenesi (116’)
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22/06
|
Cortina Rasgada (128’)
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25/06
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Disque M Para Matar (105’)
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26/06
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Assassinato (104’)
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Sessão das 17h30min
Data
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Filme
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31/05
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Psicose (109´)
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01/06
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Pacto Sinistro (101’)
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04/06
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Cortina Rasgada (128’)
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05/06
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Frenesi (116’)
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06/06
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Interlúdio (101’)
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11/06
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Ladrão de Casaca (106’)
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12/06
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Marnie, Confissões de Uma Ladra (130’)
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13/06
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O Homem Que Sabia Demais (120’)
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14/06
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Um Corpo Que Cai (128’)
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15/06
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Topázio (143’)
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18/06
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Disque M Para Matar (105’)
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19/06
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Os Pássaros (119’)
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20/06
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Psicose (109’)
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21/06
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Janela Indiscreta (112’)
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22/06
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Pacto Sinistro (101’)
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25/06
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Festim Diabólico (80’)
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26/06
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Um Corpo Que Cai (128’)
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