segunda-feira, 19 de março de 2012

Mistura de ritmos e gêneros, marcam apresentação do Goiânia Canto de Ouro

Juraíldes da Cruz, Bel Maia, Chico Aafa e a dupla Luiz Augusto e Amauri Garcia
se apresentam na décima semana do Goiânia Canto de Ouro


O Goiânia Canto de Ouro chega a sua décima semana com um elenco formado por nomes tradicionais da música goiana. Nos dias 22, 23 e 24 de março, quinta, sexta e sábado, às 21h, quem assume o palco do teatro Goiânia Ouro são os cantores Juraíldes da Cruz, Bel Maia, Chico Aafa e a dupla Luiz Augusto e Amauri Garcia.

Juraíldes da Cruz nasceu em Aurora do Norte, Tocantins. Cresceu ouvindo cantigas de roda, catiras, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Aos nove anos mudou-se para Goiânia. Estudou violão clássico, ouviu Jovem Guarda, MPB e Rock dos anos 70. Seu trabalho é um híbrido de tudo isso, prevalecendo a alma da música brasileira. Iniciou sua carreira em 1976, participando do festival Gremi. Seu primeiro vinil é  Cheiro de Terra, de 1990. Em seguida vieram: Um Lugar Seguro (1998), Hot Dog Latino (2002), Cantão pro Mundo (2004), Nóis é Jeca, Mais é Jóia, parceria com Xangai (2005), Meninos (2005), Roda Gigante - resultado do Prêmio Projeto Pixinguinha (2009), o DVD Meninos (2010), e o CD Roda Gigante 2 (2010).

Na TV, integrou a trilha sonora da novela A Favorita, da Rede Globo, com a música Memória de Carreiro, versão instrumental. Em 2010, foi indicado ao 21º Prêmio de Música Brasileira, sendo contemplado como o melhor cantor na categoria "voto popular", juntamente com Daniela Mercury.

Bel Maia têm como influências não apenas a música feita e típica de Goiás, mas também a música mineira, música africana, música modal, o jazz e world music. Tudo isso torna o seu trabalho diferenciado, desde a escolha dos instrumentos, repertório e elaboração de arranjos sofisticados. Seu trabalho é acima de tudo pessoal e, apesar de ter influência de várias manifestações culturais, Bel Maia consegue uma identidade bastante peculiar.

Tem três CDs autorais gravados e um DVD, seu novo trabalho Água no Balde  gravado em Salvador, com direito a apresentação de Gilberto Gil e participação especial de Junior Marvin (the Wailers), com produção de Marcelo Maia e coprodução de Gustavo Di Dalva (percussionista - Gilberto Gil). A comercialização de seus CDs  ultrapassa a fronteira do Brasil, chegando ao Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Seu DVD (2009) foi gravado ao vivo em estúdio, procurando assim dar uma sonoridade acústica, sendo que das 11 músicas gravadas nove são autorais. Em 2009, sua música Na Rede foi lançada nos Estados Unidos em uma compilação de bossa nova (I Love Bossa), pelo DJ Seduce, de New York."

Francisco Aafa nasceu em Teresina (Piauí) e veio para Goiás ainda criança. Estudou Teoria Musical no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás - UFG. Em 1978, começou sua carreira artística, com apresentações em casas de shows, bares, teatros e clubes de Goiânia e outras cidades. Já percorreu todo o Brasil participando de centenas de festivais como representante de Goiás. Em 2004, em parceria com o professor e violonista Felipe Valoz, lançou o disco Cantada, com 12 músicas do compositor baiano Elomar.

Em 2011, depois de gravar vários discos, Aafa, gravou seu primeiro DVD, que traz toda a "essência" do seu trabalho. O nome Sertana Cantares foi sugerido pelo compositor Elomar, responsável por quase todo o repertório, com exceção de uma música.

Luiz Augusto e Amauri Garcia iniciaram a carreira juntos na década de 80. Naquela época carregavam o nome de Arrumação. De tanto se 'arrumar' a dupla seguiu pelo Brasil fazendo shows e marcando presença em diversos festivais. Não demorou muito e os dois já estavam se apresentando em programas como Som Brasil e Empório Brasileiro, além de programas locais.

Luiz e Amauri gravaram seu primeiro LP em 88, intitulado Gosto de Sol, um trabalho que reuniu músicas como Pé de Flor, Mentira Morena, Cata-vento e Ecologia 21. No ano de 1998, a dupla resolveu seguir rumos diferentes e, caminhando sozinhos, os dois acumularam uma série de experiências em carreira solo. Agora, a Luiz Augusto e Amauri Garcia voltaram a se reunir para tocar os antigos sucessos com uma roupagem nova.  Mostrando o porquê de serem figuras queridas na música popular brasileira e, principalmente, goiana.


Goiânia Canto de Ouro
Show: Juraíldes da Cruz, Bel Maia, Chico Aafa e Luiz Augusto e Amauri Garcia
Data: 22,23 e 24 de março (quinta, sexta e sábado)
Horário: 21h
Local: Teatro do Goiânia Ouro
Endereço: Rua 3, esquina da Rua 9, Centro
Fone: 3524-2540/42
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)

Fonte: Secult Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário