quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pressão contra o governo do Equador.

Em apenas 3 dias, mais de 50 mil membros da All Out exigiram que o presidente do Equador fechasse as clínicas ilegais que estão cometendo abusos físicos e psicológicos para “curar ” jovens gays. A pressão está surtindo efeito e o governo do Equador acabou de concordar em ter uma audiência com os líderes e ativistas do movimento LGBT e dos Direitos das Mulheres, para discutir justamente como desativar essas clínicas tão perigosas.

Em parceria com a Change.org e com a CREDO, conseguimos que milhares de pessoas exigissem o fim destas clínicas, mas ainda faltam 20 mil assinaturas para chegarmos a 250 mil, antes da audiência como o governo. Mais do que nunca, cada voz conta, e precisamos urgentemente da sua ajuda para apoiar os nossos parceiros no Equador.

Por favor assine agora essa carta, caso você ainda não o tenha feito, e compartilhe esta campanha com seus amig@s e família:

www.allout.org/pt/ecuadorclinics


O mundo está finalmente abrindo os olhos para uma situação horripilante no Equador, onde a população LGBT e grupos de direitos das mulheres estão denunciando há muitos meses a existência de clínicas ilegais no Equador, que estão mantendo em cativeiros mulheres para serem estupradas, torturadas, violentadas e privadas de água e comida, pelas mãos dos chamados "profissionais de saúde ou cuidadores".

O porquê disso? Para curá-las da " doença" que é ser lésbica.

Enquanto o Governo do Equador mostrou ter fechado mais de 30 clínicas nos últimos meses, ativistas afirmam que ainda há mais de 200 clínicas como estas em todo o país, mantendo em cárcere privado centenas de mulheres contra a sua vontade. Muitas pessoas, a maioria mulheres, ainda estão correndo risco.

Por isso a sua voz conta, e muito. Assine aqui e nós vamos entregar esta carta diretamente ao Presidente do Equador, assim como o Presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, exigindo que estas clínicas ilegais sejam fechadas de uma vez por todas. Se o Presidente Correa, um líder que construiu a rua reputação com base em ideais progressistas, souber que existe uma comunidade internacional que está de olho no Equador, ele tomará uma providência.

www.allout.org/pt/ecuadorclinics

Estas clínicas que "curam os gays" ainda existem em várias partes do mundo, apesar de não terem nenhum reconhecimento por parte da comunidade psiquiátrica e associações médicas internacionais, tendo estas inclusive afirmado que as clínicas podem prejudicar a saúde das pessoas. Há algumas semanas atrás, uma jovem no Equador disse à imprensa que ficou presa em uma das clínicas por muitos meses, sendo abusada sexualmente e com seguranças jogando água e urinando sobre o seu corpo. Finalmente, com a ajuda da sua mãe, ela foi libertada.

Muitos pais e mães forçam jovens a um regime de "quarentena" nestas perigosas clinicas, mas o fato é que : elas são ilegais. O Equador recentemente aprovou uma constituição progressista que apóia os direitos dos gays, incluindo, uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. O país também possui leis robustas para punir a violência contra as mulheres. Mas mesmo com as penalidades previstas em seus códigos, essas perigosas clínicas ainda se mantém.

Ativistas no Equador e os seus parceiros na Change.org tem enviado petições ao Ministro da Saúde para fechar estas clínicas. Mas a responsabilidade para tomar alguma providência também é daquele que foi eleito por meio do voto para que se mantivesse o estado de direito no país - O Presidente Rafael Correa. Assine esta carta urgente ao Presidente Equatoriano, e nós vamos entregá-la diretamente à ele, junto com os nossos parceiros no Equador, exigindo que essas clínicas ilegais sejam fechadas de uma vez por todas! O Presidente Correa precisa saber que a pressão internacional sobre este assunto é notória e crescente, e ignorar o que está acontecendo em seu país não irá resolver o atual problema.

www.allout.org/pt/ecuadorclinics

Tudo de bom e sempre, All Out,

Andre, Emmy, Erika, Flavia, Guillaume, Jeremy, Joseph, Nita, Oli, Tile, Wesley and the rest of the team at All Out

PS - Clique aqui para pedir ao Presidente Rafael Correa - que já apoiou os direitos LGBT na Constituição - para tomar uma atitude agora


FONTES:

Lesbians Escape From Ecuador's “Ex-Gay” Torture Centers (Inglês)
www.advocate.com/News/Daily_News/2011/10/07/Lesbians_Escape_From_Ecuadors_ExGay_Torture_Centers/

En Ecuador, gays denuncian clínicas para cambiar su orientación sexual (Espanhol)
m.eltiempo.com/mundo/latinoamerica/gays-denuncian-clnicas-ilegales-para-cambiar-su-orientacin-sexual/8424560

Comitê denuncia clínicas anti-homossexualidade no Equador
http://act.allout.org/go/556?akid=368.685100.7WsBpb&t=9

Equador fecha quase 30 clínicas que prometiam 'cura' para homossexualidade
www.g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/equador-fecha-quase-30-clinicas-que-prometiam-cura-para-homossexualidade.html

Sergio Viula, um dos criadores do grupo que defende a “cura” da homossexualidade, se assume como gay e diz que tratamento é uma farsa
www.revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT868192-1664-1,00.html

A All Out está colocando em contato muita gente de cada canto do planeta e todas as identidades – lésbicas, gays heteros, transgêneros e tudo no meio e além – para construir um mundo em que cada um viva livremente e seja aceito pelo que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário